Receitas

Como Fazer Café – Receita para uma Xícara Perfeita

Como Fazer Café
Avatar
Escrito por Augusto

Depois que eu aprendi como fazer café, a bebida faz parte da minha rotina diária. E esse hábito não é só meu. O Brasil consumiu mais de 1 milhão de toneladas de café apenas em 2017! Sem contar que o consumo tem crescido ano a ano!

Como Fazer Café

Apesar de ser bem popular, ainda existem muitas pessoas com dúvida de como fazer café! A questão é que a receita de café pode ser simples ou complicada dependendo do método que você utilizar. Para vocês terem uma noção, existem métodos centenários de se fazer a bebida, como a Prensa Francesa, e métodos bem recentes, como o Aeropress e o Bulletproof Coffee.

Como fazer café da melhor forma?

Bom, infelizmente, ou felizmente, não existe a receita definitiva de café que faz a melhor xícara de todas. O café é algo muito pessoal, tem pessoas que amam o café muito forte e tem pessoas que precisam de açúcar para aproveitarem a bebida.

O segredo é ir testando diferentes métodos de preparo, diferentes tipos de grão, com ou sem açúcar, até achar a receita definitiva para o seu paladar!

Hoje vamos ensinar uma receita básica e fácil para quem está apenas começando e depois vamos dar alguma dicas para quem quer começar a aprimorar sua bebida!

Como fazer café

Café Moído

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa cheias de Café
  • 1 Litro de Água
  • 1 Coador
  • 1 Filtro de papel
  • Açúcar a Gosto

Modo de Preparo

  1. Coloque um litro de água em uma chaleira ou recipiente apropriado e leve ao fogo
  2. Depois adicione 4 colheres de café no coador com o filtro de papel
  3. Assim que as primeiras bolhas começarem a subir, desligue o fogo. Não precisa ferver.
  4. Despeje lentamente a água no café, tomando cuidado para que o volume do café não passe muito do volume do café. Não mexa a mistura de café e água!
  5. Depois que o café for coado, se sentir necessidade, adicione açúcar a gosto.
  6. Aproveite!

Dicas para melhorar ainda mais sua bebida!

Utilize Café Especial

Não tem nada de errado com o café de supermercado tradicional se você gosta dele, mas hoje existem marcas que produzem cafés diferenciados em seu preparo desde a lavoura, torra e até na moagem. Experimente!

Use Água Filtrada

Água da torneira tem flúor e outros minerais que comprometem o sabor da bebida.

Não Ferva a Água!

Existe uma lenda que se você usar água em ponto de fervura você vai queimar o pó de café, mas não é verdade. O café já passou por um processo de torra, ele aguenta calor. O problema de usar água fervendo, é que isso acelera a extração impactando no sabor da bebida. Uma dica é, depois que começar a ferver, aguarde 1 minuto para usar a água.

Escalde o Filtro

Antes de colocar o café no filtro, molhe ele com água quente e dessa forma elimine o sabor residual que pode vir do papel. Lembre de descartar a água antes de iniciar o processo.

Que tal sem açúcar?

O açúcar esconde o gosto do grão do café. Tente aos poucos ir utilizando menos açúcar até acostumar!

Moído na hora

O grão de café moído na hora traz muita mais sabor do que o normal. Existem diferentes tipos de moedor de café, é só procurar o que te atende melhor.

Utilize diferentes métodos de preparo

Que nem falamos anteriormente, existem várias formas de se fazer café. Abaixo colocamos diferentes métodos de preparo e se tiver interesse é só pesquisar um pouquinho mais sobre!

banner cafePowered by Rock Convert

Comentar