Como fazer café no Aeropress

aeropress2
3 minutos para ler

O café é uma bebida milenar e já passou por várias transformações nesses séculos. Seja mudanças na produção do grão ou no método de preparo, mas uma das mais recentes é o Aeropress.

aeropress

Como surgiu o Aeropress

Inventado por Alan Adler, engenheiro e inventor de brinquedos, em 2005, o Aeropress é um dos novatos no mundo do café. Ainda mais se comparado a métodos centenários como a Prensa Francesa.

Apesar da pouca idade esse método rapidamente se espalhou e cresceu em popularidade nas cafeterias do mundo. Se quiser uma prova da fama da Aeropress é o campeonato mundial de receitas que acontece todo ano.

O Aeropress

O aparelho se assemelha a uma seringa e, apesar de ser muito simples, a principal característica dele é a flexibilidade. Você pode fazer o café de formas diferentes, usando diferente tipos de filtros, de moagens do grão, e até chá é possível fazer na Aeropress.

Portanto, não existe uma receita única para a Aeropress. Como todos os métodos, o importante é, com o tempo, ir testando formas diferente de fazer a bebida até que encontre a que mais agrade o seu paladar.

Como fazer café no Aeropress

A receitas que vamos ensinar é uma versão mais tradicional, mas não tenha medo de fazer do seu jeito!

Passo 1
Coloque o filtro de papel na tampa e escalde o filtro, o aparelho e a caneca com água fervendo, dessa forma o café não é afetado por diferenças de temperatura e nem pelo gosto de papel.

aeropress1

Lembre-se de descartar a água antes de iniciar o preparo!

Moedores de CaféPowered by Rock Convert

Passo 2
Faça uma moagem média fina do grão do café – parecido com sal. Caso não tenha um moedor em casa, compre o grão já moído no tamanho apropriado. Para esse método o recomendado é entre 18 e 21 gramas de café.

Passo 3
Coloque a câmara da Aeropress em cima da xícara ou recipiente e adicione o café.

Passo 4
Acrescente cerca de 100ml de água quente – até molhar bem o café para que ocorra uma pré infusão. Espere 30 segundos e quebre a crosta com a espátula ou outro utensílio mexendo bem o café.

Dica: Ao esquentar a água, assim que subirem as primeiras bolhas, já está na temperatura ideal. Não coloque água fervendo direto no grão pois isso acaba acelerando a extração do café.

Lembre-se de usar água filtrada e não a da torneira.

Passo 5
Acrescente o restante da água 100ml – ou até chegar no número 4.

aeropress2

Passo 6
Encaixe o êmbolo. Com cuidado!

Passo 7
Depois de 3 minutos dê leves giros na Aeropress para mexer bem os grãos.

Passo 8
Pressione bem devagar o êmbolo e pronto!

aeropress3

Você também pode gostar

Deixe um comentário