Café em Grãos: Onde Comprar e as Principais Dicas Para Não Errar!

Café em Grãos
7 minutos para ler

Recentemente, segundo estudo da Euromonitor Internacional, Brasil passou os Estados Unidos e se tornou o maior consumidor de café do mundo. Então, as chances de você adorar tomar uma xícara de café em casa é grande. E, como a maioria dos coffee lovers, a ideia de existir uma forma de deixar a bebida ainda melhor deve te parecer muito boa para ser verdade. Felizmente, existem vários jeitos de conseguir isso, e um dos principais é comprar Café em Grãos!

Café em Grãos

Fora começar a comprar Cafés Especiais, e não os tradicionais que se encontram em qualquer supermercado do país, comprar e moer café em grãos deve ser a melhor forma de melhorar sua bebida feita em casa. Por isso vamos tirar todos as suas dúvidas sobre esse tema!

Onde Comprar Café em Grãos

Pode parecer um fator não tão importante, mas onde você compra o seu café em grãos influencia, e muito, no resultado final da bebida. Por isso, é importante sempre estar atento a itens como data de torra e procedência do café!

Supermercado e Lojas

Com o crescimento acelerado dos cafés especiais no Brasil, o que era raro agora está cada vez mais comum. Hoje já se encontra café em grãos em alguns supermercados. Principalmente vindo das empresas mais tradicionais que estão tentando abocanhar uma fatia desse mercado.

Apesar de ser muito bom para introduzir o “não iniciado” no mundo dos cafés especiais, temos que ter alguns pontos de atenção. Principalmente, na data de torra do café. Se for antiga, o grão não vai estar fresco e o resultado final na xícara não vai ser tão bom.

Produtor

Comprar um café direto do produtor pode ser uma experiência muito bacana. Além de apoiar pequenos cafeicultores é possível encontrar preços interessantes já que o café em grão não passou por vários intermediários.

O único cuidado é comprar de gente que você pode confiar para não comprar as famosas sobras. Felizmente, isso é raro.

Cafeterias

As cafeterias tem um papel muito importante na disseminação da cultura do café especial e todo mundo que curte esse meio tem uma ou duas cafeterias que fazem parte da sua rotina.

Felizmente, a maioria das cafeterias vendem café em grãos e um ponto positivo é que você pode experimentar o grão antes de comprar. É só pedir um cafézinho!

Lojas Online

Como tudo hoje em dia, café em grãos também é vendido online. E, em um mundo como o atual, comprar café sem sair de casa pode ser muito útil. E, se conveniência é algo que te atrai, hoje já existem vários empresas com serviços de assinatura de café!

Qual é o Melhor Café em Grãos

Essa é uma pergunta muito particular, mas falando de maneira prática, o melhor café em grãos é aquele recentemente torrado, de procedência confiável, com tamanho uniforme e sem defeitos visíveis. O resto é questão de paladar!

Dicas na Hora de Comprar Café em Grãos

Arábica x Robusta

As duas espécies de café mais conhecidas do mundo são a Arábica e a Robusta. A robusta por ter mais cafeína é mais resistente a pragas, por isso geralmente ela é favorita dos produtores de cafés que vendem para as grandes empresas. Porém, isso não é sinal de qualidade!

O café Arábica tende a ser bem superior ao Robusta no quesito sabor e qualidade. Por isso, na hora de comprar o seu café é mais seguro dar preferência aos 100% arábica.

Nível da Torra

Um ponto super importante na hora de comprar o seu café em grãos é entender o que sãos os níveis de torra.

Torra café

O café que a gente conhece nada mais é que o café verde que passou pelo processo de torrefação. Esse processo é conduzido pelo Mestre de Torra e dependendo do objetivo com cada grão podemos ter tipos diferentes de níveis de torra geralmente reconhecidos pelo cor do grão ao fim da processo. 

Moedores de CaféPowered by Rock Convert

Os níveis são: Torra Clara, Média e Escura. Nenhum é necessariamente melhor que o outro, depende muito do seu paladar e das características de cada grão. 

Geralmente, se você quer sentir um sabor mais complexo e acidez, dê preferência para torras mais claras. Agora, se você ainda está começando nesse mundo de cafés especiais, torras mais escuras, por ter aquele amargor característico, podem te agradar.

Embalagem

O café é um produto muito sensível a fatores externos, como luz, umidade, troca de ar, etc. Por isso, é super importante que ele esteja bem embalado. Não adianta o café em grão vir de uma ótima fazenda, ser bem torrado, e molhar no caminho até a loja ou a sua casa.

Notas

Café Especial é que nem vinho. Cada um vai ter um perfil diferente de sabor. Por isso é bacana você saber saber qual a nota do café que você está comprando e se ela atende o seu paladar.

Como Moer Café em Grãos

A vantagem de comprar café em grãos é tirar o máximo da bebida. Logo, é extremamente recomendado moer só o suficiente para consumir na hora.

Para moer, é simples.

  1. Coloque o grão no moedor
  2. Escolha a granulometria, finura do pó de café, ideal para o seu método de preparo preferido.
  3. Moa até todos os grãos serem processados.

Qual a Diferença entre Café em Grãos e Café Moído

De fato moer café em grão na hora é muito bom, porém não é regra. É importante entender as diferenças entre café em grãos e café moído para fazer uma boa escolha.

O café é resultado da extração de materiais solúveis que vem do grão. A partir do momento em que o café é moído boa parte desses materiais sofrem reações com o ambiente, por isso quanto mais perto da hora de fazer a bebida moermos o café melhor para tirarmos todo potencial do grão.

Além disso, por não estar moído conseguimos garantir a pureza do café já que sabemos que não tem nenhum objeto desconhecido que foi moído junto, como serragem, casca e etc. Algo bem comum, infelizmente.

Agora a desvantagem de moer na hora é que estamos adicionando mais um passo no preparo da bebida e apesar de rápida, para aquela pessoa que não tempo, pode ser um problema.

Quanto Tempo Dura Café em Grãos

A gente já sabe que café em grão tende a ser melhor. Agora, por mais que a gente armazene direitinho, com o passar do tempo essa vantagem vai se perdendo à medida em que o grão vai envelhecendo.

O período ideal para se consumir o café é tema de grandes discussões, mas se tem menos de um mês da data de torra, provavelmente ele ainda vai estar muito bom.

 Agora, um detalhe, existe a chance de o café estar fresco demais, é importante esperar cerca de 4 dias após a torra por conta da liberação de CO2.

Como Armazenar Café em Grãos

 Embalagem de Café

Mesmo que você tenha comprado café em grãos é importante saber como o armazenar. O café é bem sensível ao ambiente ao ambiente, então é importante proteger ele da troca de ar, umidade, calor e luz.

A melhor forma de fazer é colocar o café em um pote hermético protegido da luz e calor.

Você também pode gostar

Deixe um comentário