Dicas

Café Extra Forte é um Mito – A Realidade por Trás da Bebida

cafeextraforte
Avatar
Escrito por Augusto

Café Extra Forte

Você chega no supermercado, olha na prateleira de café é lembra que essa semana vai ser bem corrida no trabalho. E claro, você pega o Café Extra Forte para ter um pouco mais de energia. Infelizmente, a única coisa que você está fazendo é comprar café torrado ao ponto de ter carbonizado.

Isso mesmo, o café extra forte do dia a dia é um café que passou por um processo que queimou os grãos ao ponto de ficarem com um amargor bem característico.

cafeextraforte

Isso não é, necessariamente, um problema. Isso é questão de gosto, mas é importante saber o que você tomando e quais são as outras opções que existem no mercado atual.

Torrefação do Café

O café para sair do campo e chegar até a prateleira das lojas, passa por um processo que chamamos de torrefação do café.

Esse processo basicamente consiste em torrar os grãos verdes de café até que cheguem nos grãos torrados que tanto conhecemos.

A torrefação é normal. Ela que traz o verdadeiro sabor da bebida, contudo, se passamos do ponto, o que temos é um café queimado e com gosto amargo.

Pode parecer estranho para o iniciantes no mundo de Cafés Especiais, mas a bebida pode ter diferentes nuances no sabor. Tanto a região da fazenda, a altitude em que o café é plantado, a espécie do grão e o processo pós colheita, afetam o sabor encontrado na xícara.

Essa variação de sabor é o que atrai os coffee lovers. Mas para conseguir uma bebida de qualidade, o processo não simples. Dificilmente é passível de industrialização.

Logo, a torrefação do grão é usada por grandes fabricantes como forma de deixar homogêneo o sabor do café que eles vendem, e não como forma de tirar o melhor que o grão tem a oferecer.

Café extra forte tem mais cafeína?

O extra forte está ligado apenas a torrefação do grão de café. Não a quantidade de cafeína que você irá ter na bebida final.

Logo, se você está buscando mais cafeína, o café extra forte não irá te ajudar em nada. Pode pegar o que o seu paladar prefere.

Café extra forte faz mal?

O café extra forte não faz mal necessariamente. Porém, por passar mais tempo em altas temperaturas durante a torra do grão, ele perde boa parte dos nutrientes e antioxidantes em comparação com cafés com torra mais clara.

Beber café tem uma série de benefícios a saúde, porém o café extra forte pode não ser a melhor opção se você tem isso em mente.

Vale a pena comprar Café Extra Forte?

Claro, é uma questão de gosto. Porém, morando no Brasil, temos acesso a uma variedade imensa de cafés especiais. Esse tipo de café, tem crescido cada vez mais. Principalmente, com o surgimento de cafeterias que tem evangelizado a bebida pelo país.

Então, da próxima vez, por que não passar em uma cafeteria perto de você? Experimente um café especial. Você vai se surpreender com o sabor e o aroma da bebida!

banner cafePowered by Rock Convert

Comentar