Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/wp-content/themes/voice/include/options/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Cafeteira Italiana: Como Fazer Café na Moka e Qual Comprar
Receitas

Como fazer café na Cafeteira Italiana Moka

Cafeteira Italiana
Avatar
Escrito por Augusto

Um dos métodos de preparo mais impactantes na história do café é a Moka, ou Cafeteira Italiana. Inventado por Luigi De Ponti que trabalhava para Alfonso Bialetti em 1933, o aparelho tem esse nome como uma homenagem a cidade de Moca no Iêmen que durante os séculos XV ao XVIII foi um dos principais pontos de comércio de café do mundo.

Cafeteira Italiana

A Itália na década de 30, passava uma crise muito forte e a população com pouco dinheiro não conseguia mais fazer as tradicionais idas aos cafés locais. Com isso, a Cafeteira Italiana se tornou uma saída para se ter um café de qualidade em casa e a popularidade da Moka explodiu!

A Cafeteira Italiana

A Cafeteira Italiana pode ter várias formas diferentes contudo, o princípio de funcionamento tende a ser o mesmo. Um aparelho dividido em duas câmaras, uma inferior e outra superior.

Moedores de CaféPowered by Rock Convert

A água na câmara inferior é aquecida acumulando pressão. O vapor empurra a água quente que atravessa o café moído e o filtro. Dessa forma a bebida se acumula na câmara superior e está pronta.

A Cafeteira Italiana faz o Espresso?

Se formos puristas do Espresso, não. Ambos métodos utilizam de pressão para fazer o café. Contudo, utilizando apenas a Moka, não se consegue pressão o suficiente para ter a mesma bebida que uma máquina profissional faz. De qualquer forma, é uma excelente saída para quem gosta desse tipo de bebida e não quer gastar muito.

Cafeteira Italiana Bialetti

Bialetti

Na hora de comprar, a marca mais tradicional é a Bialetti. Os inventores desse aparelho ainda hoje são conhecidos pela qualidade da Moka. Contudo, hoje existem outras marcas que também possuem boa opções, inclusive sendo mais em conta. Só cuidado para não comprar uma muito barata, pois como o preparo se dar por pressão, se a cafeteira italiana não for de qualidade, pode ser até perigoso!

Como fazer o Café Moka

  1. Encha a câmara inferior de água quente, não fervendo, até logo abaixo da válvula de escape e encaixe o filtro;
  2. Coloque o café moído no filtro, deixe nivelado, mas tome cuidado para não compactar o café;
  3. Encaixe as duas câmaras e coloque a Cafeteira Italiana em fogo baixo;
  4. Logo o café começará a ser extraído;
  5. Neste momento preste atenção, pois quando você escutar um barulho como se fosse de ar saindo junto a bebida é hora de tirar do fogo;
  6. Para parar a extração, molhe a câmara inferior com água corrente;
  7. Sirva o café e aproveite!

Dicas:

  • Use uma moagem média fina
  • Sempre limpe o aparelho para que o café não fique muito amargo
  • Na hora de guardar não enrosque muito as duas câmaras da moka, pois isso acaba estragando a borracha do aparelho. Deixe levemente “solto”, mas só na hora de guardar! Quando for preparar o café, tem que estar bem apertado.
  • Se estiver achando muito amargo, você pode colocar um pouquinho de água na câmara superior, pois quando o café entra em contato com a câmara quente pela primeira vez, a bebida pode evaporar um pouco e o resíduo amarga levemente o café.
  • Se quiser comprar tem aqui!

Comentar