Receitas

Chemex – Como fazer um ótimo café passo a passo

Chemex
Avatar
Escrito por Augusto

Muitos encaram o ato de preparar o café quase como um ritual artístico. Agora, a Chemex, é de fato arte! A cafeteira, além de extrair um excelente café, tem um exemplar exposto no MoMA – Museu de Arte em Nova York.

Chemex

Chemex

A história da Chemex tem alguma similaridades com a origem da Hario V60. Em 1941, o Dr. Peter Schlumbohm, químico alemão, criou a cafeteira com o foco de ter um aparelho funcional, agradável de usar e bonito!

A Chemex tradicional é composta de um único vidro em forma de ampulheta estilizado com uma alça de madeira. O vidro da cafeteira é feito de um material não poroso, igual aos que são utilizados em laboratórios. Dessa forma, na hora de preparar a bebida, o vidro não interfere no gosto do café.

Outro ponto que merece atenção é o filtro utilizado nesse método de preparo. Também baseado em materiais utilizados em laboratório, o filtro da Chemex é denso em forma de cone, e, quando dobrado, resulta em uma parede tripla em um dos lados.

A bebida 

O café preparado na Chemex é com certeza especial. Graças ao filtro mais denso a bebida final é bem limpa e leve, ou seja, não possui praticamente nenhum resíduo do pó de café e conseguimos apreciar totalmente as particularidades da bebida. Infelizmente, devido a sua coloração clara e leveza, muitas pessoas ao experimentar o café produzido pela Chemex acreditam que estão bebendo o famoso “chafé”, o que com certeza não é verdade.

Moedores de CaféPowered by Rock Convert

Como limpar

Para limpar a Chemex é muito simples. Apenas jogue um pouco de água com alguma gotas de detergente, de leves giros para misturar e depois enxague. Sem segredos.

Caso ache necessário, você pode colocar a Chemex na lava-louça, mas lembre-se de retirar a alça de madeira!

Qual Chemex Comprar

A Chemex vem em 4 tamanhos diferentes, três, seis, oito ou dez xícaras. Porém, na realidade a de três xícaras da para no máximo duas pessoas. É uma ótima opção para quem mora sozinho ou com mais uma pessoa. Agora, se você pretende servir mais pessoas, recomendamos comprar a de seis para cima!

Como fazer Café coado na Chemex

Como todo método, não existe uma receita definitiva, e sim a receita que mais agrada o seu paladar. De qualquer forma, você pode usar a de baixo como um ponto de partida.

Filtro Chemex

  1. Coloque o filtro dobrado com a parte tripla voltado para o lado de servir.
  2. Escalde o filtro com água quente para retirar qualquer gosto de papel residual e pré-aquecer o vidro. Lembre-se de jogar a água fora antes de começar a preparar a bebida.
  3. Faça uma moagem média do grão. Como o filtro da Chemex é mais denso a bebida demora um pouco mais para coar e para conseguirmos uma extração perfeita a moagem média é recomendada.
  4. Coloque 21 gramas de café moído. De leves batidas na lateral da Chemex para nivelar.
  5. Coloque a água no fogo e, assim que ferver, desligue e espere um minuto para que fique na temperatura apropriada.
    Use água mineral ou filtrada para que possíveis resíduos não impactem o sabor da bebida.
  6. Molhe o café com água o suficiente para fazer a pré infusão de todos os grãos. Lembre-se de não usar água fervendo! Aguarde 30 segundos.
  7. Adicione o restante da água, aos poucos, em movimentos circulares até atingir 300ml. Cuidado para não jogar água na borda e acabar atrapalhando a extração do café.
  8. Depois que o café acabar de coar, é só retirar o filtro, servir e aproveitar a bebida!

Comentar