Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/wp-content/themes/voice/include/options/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Cold Brew: O Que é e Como Fazer em Casa - Receita Simples
Receitas

Cold Brew – Tudo Sobre a Bebida e Como Fazer em Casa

cold brew
Avatar
Escrito por Augusto

Se tem algo que podemos ter certeza é que os dias passam e eventualmente o verão chega. E no verão brasileiro, o que temos é calor. Então naqueles dias em que você queria mesmo é estar na praia, mas tem que trabalhar, o Cold Brew é uma excelente opção.

cold brew

Se você está precisando da sua dose diária de cafeína, mas não quer uma bebida quente, leia este artigo e descubra tudo sobre esse tipo refrescante de café.

Origem do Cold Brew

A história do Cold Brew é antiga. Ela remonta ao século XVII, quando os navegadores holandeses precisavam de uma forma simples de transportar o café em seus navios.

Desde essa época a bebida foi se espalhando, indo do Japão, Europa, até chegar à América.

Com o crescimento das redes de café como o Starbucks, a bebida se popularizou nos Estados Unidos nas últimas décadas. Agora é normal encontrar esse tipo de café nas cafeterias de lá e, também, nas prateleiras dos supermercados em sua versão enlatada.

O que é o Cold Brew

Para falarmos sobre o que é Cold Brew, primeiro precisamos entender como funciona a extração do café.

De maneira resumida, a extração ocorre quando o grão de café moído em contato com a água, libera compostos solúveis. Esses compostos junto à água resultam no café.

Agora, o processo de extração é influenciado por uma série de fatores: temperatura da água, tempo de extração, granulometria, etc.

Nos métodos tradicionais de se fazer café, o normal é que tenhamos a água quente e um tempo de extração relativamente curto. No Cold Brew, isso se inverte.

O Cold Brew é obtido através da exposição do grão de café, geralmente com uma moagem grossa, à água em temperatura ambiente ou gelada. Como o processo não ocorre com água quente, é necessário deixar o grão junto à água por horas a fio. Às vezes até mais de 24 horas.

Moedores de CaféPowered by Rock Convert

O resultado é um concentrado de café que junto à água, leite ou outra bebida, formam a bebida.

Slow Drip

slow drip cold brew

Outra versão do Cold Brew é o Slow Drip. Esse método é popular no Japão e consiste em deixar a água gelada pingar no grão de café de maneira bem lenta, passando por um filtro. E, dessa forma, depois de algumas horas a bebida está pronta.

Qual é a Diferença entre Cold Brew e Iced Coffee

A diferença é simples, o Cold Brew se obtém da infusão a frio. Já o Iced Coffee, ou café gelado, se consegue fazendo o café normalmente e depois adicionando gelo e outros ingredientes.

Cold Brew faz mal a saúde?

Cold Brew não faz mal à saúde, porém os benefícios do café são mais presentes no café feito em sua versão quente. Isso se dá pois ele possui mais antioxidantes.

Contudo, dizem, que a bebida é menos ácida que o café tradicional. O que na teoria seria bom para pessoas com sensibilidade no estômago. Contudo, estudos recentes, dizem que a diferença é pouca.

Nitro Cold Brew

Uma tendência recente em cafetrias americanas, é o Nitro Cold Brew. Basicamente, ele consiste em uma mistura do tradicional com nitrogênio. A bebida resultante parece mais com uma cerveja do tipo Guiness.

 nitro cold brew

O processo muda a textura da bebida. O que acaba alterando a percepção do sabor.

Se tiver a oportunidade, experimente!

Como fazer Cold Brew – Receita

A receita que vamos ensinar é simples. Você pode fazer em casa.

  1. Misture em um recipiente cerca de 150 gramas de café – moagem grossa – com 600ml de água. Cubra e deixe na geladeira entre 12h e 14h.
  2. Após, o período de infusão da bebida, passe o café em um coador de papel ou tecido de trama fina.
  3. O resultado é um concentrado, que pode ser apreciado sozinho ou em mistura com outras bebidas.

Gostaram? Se conhecerem outras receitas comentem aqui em baixo.

Comentar