Hario V60: Como fazer uma xícara perfeita de café

hario-v60
4 minutos para ler

Um dos pilares que garante um café de qualidade é o método de preparo escolhido. O Hario V60, tem crescido em popularidade nas cafeterias pelo mundo, mas o que faz ele ser tão especial?

hariov60

Hario V60

A história desse método é recente. Ele foi inventado em 2005 pela empresa japonesa Hario. Curiosamente, a empresa foi fundada no início da década de 20 com o foco em produtos feitos de vidro para uso químico – Algo similar a Chemex.

Na década de 50, eles começaram a fazer produtos para casa e não pararam mais. Mas foi com o Hario V60, que eles ganharam fama mundial.

Existem três pilares principais que fazem esse método especial. Primeiro o ângulo de 60° do cone, que acabou batizando o aparelho. Segundo, as icónicas ranhuras em espiral, que cria um espaço entre filtro e a Hario V60 permitindo a passagem de ar, ajudando na expansão do café. Por último, uma única abertura, permite que você tenha controle sobre a velocidade de extração da bebida de acordo com a velocidade em que se adiciona a água.

Moedores de CaféPowered by Rock Convert

A Bebida

Como todo método de preparo, existem inúmeras receitas que trazem diferentes resultados que impactam o sabor na xícara. A respeito da Hario V60, as duas principais variáveis são a velocidade do pour – ou a velocidade em que você adiciona água no filtro – e a granulometria escolhida – ou quão fino ou grosso foi sua moagem.

De forma geral, a V60, por usar um filtro de papel faz um café limpo. Ao mesmo tempo, devido a velocidade de preparo e extração do método, evidencia bem as notas frutadas e a acidez da bebida. Sendo uma ótima opção para cafés complexos.

Como fazer café coado na Hario V60

Como dizemos anteriormente, você pode brincar com a receita. O importante é encontrar a forma que agrada o seu paladar.

moagemfina

A receita que vamos ensinar é uma tradicional que encontramos em boa parte da cafeterias de café especial.

  1. Coloque o filtro na V60 e escalde com água quente, dessa forma a bebida não será afetada pelo gosto de papel do filtro e nem por diferenças de temperatura.
  2. Faça uma moagem fina do grão do café – não tão fina quanto para espresso. Se você não tem um moinho em casa, compre o grão moído no tamanho apropriado.
  3. Coloque o pó do café no filtro, a proporção recomendada para essa receita é entre 7 ou 8 gramas de café para cada 100 ml de água.
  4. Aqueça a água e assim que ferver, desligue o fogo e espere um minuto para que fique na temperatura correta.
    Lembre-se de usar água mineral ou filtrada. A água direto da torneira tem resíduos que alteram o sabor da bebida!
  5. Adicione água suficiente para molhar todo o café e dessa forma fazer o blooming, ou pré infusão.
    Não precisa de muita água, só o suficiente para molhar todos os grãos e garantir a extração homogênea. 
    Aguarde 30 segundos
  6. Comece a adicionar o restante da água em pequenos movimentos circulares na parte central do filtro. O Hario V60 é um método de preparo relativamente rápido, por isso não jogamos a água na borda já que isso empurra o grão para baixo, entupindo o filtro, e aumentando o tempo de extração.
  7. Em um total de mais ou menos três minutos a bebida está pronta para ser apreciada!

Dicas

  • Devido ao diâmetro da abertura da Hario V60, é improvável entupir o filtro, permitindo moagens mais finas.
  • Lembre de escaldar também a xícara que você irá utilizar!
  • Não adicione a água muito rápido, tente manter a altura constante da mistura de água e café.
  • Se possível utilize uma balança para maior precisão.
  • Se quiser comprar é só ir nesse link.
Você também pode gostar

Deixe um comentário