Hario V60: Como fazer uma xícara perfeita de café
Um dos pilares que garante um café de qualidade é o método de preparo escolhido. O Hario V60, tem crescido em popularidade nas cafeterias pelo mundo, mas o que faz ele ser tão especial?
Hario V60
A história desse método é recente. Ele foi inventado em 2005 pela empresa japonesa Hario. Curiosamente, a empresa foi fundada no início da década de 20 com o foco em produtos feitos de vidro para uso químico – Algo similar a Chemex.
Na década de 50, eles começaram a fazer produtos para casa e não pararam mais. Mas foi com o Hario V60, que eles ganharam fama mundial.
Existem três pilares principais que fazem esse método especial. Primeiro o ângulo de 60° do cone, que acabou batizando o aparelho. Segundo, as icónicas ranhuras em espiral, que cria um espaço entre filtro e a Hario V60 permitindo a passagem de ar, ajudando na expansão do café. Por último, uma única abertura, permite que você tenha controle sobre a velocidade de extração da bebida de acordo com a velocidade em que se adiciona a água.
A Bebida
Como todo método de preparo, existem inúmeras receitas que trazem diferentes resultados que impactam o sabor na xícara. A respeito da Hario V60, as duas principais variáveis são a velocidade do pour – ou a velocidade em que você adiciona água no filtro – e a granulometria escolhida – ou quão fino ou grosso foi sua moagem.
De forma geral, a V60, por usar um filtro de papel faz um café limpo. Ao mesmo tempo, devido a velocidade de preparo e extração do método, evidencia bem as notas frutadas e a acidez da bebida. Sendo uma ótima opção para cafés complexos.
Como fazer café coado na Hario V60
Como dizemos anteriormente, você pode brincar com a receita. O importante é encontrar a forma que agrada o seu paladar.
A receita que vamos ensinar é uma tradicional que encontramos em boa parte da cafeterias de café especial.
- Coloque o filtro na V60 e escalde com água quente, dessa forma a bebida não será afetada pelo gosto de papel do filtro e nem por diferenças de temperatura.
- Faça uma moagem fina do grão do café – não tão fina quanto para espresso. Se você não tem um moinho em casa, compre o grão moído no tamanho apropriado.
- Coloque o pó do café no filtro, a proporção recomendada para essa receita é entre 7 ou 8 gramas de café para cada 100 ml de água.
- Aqueça a água e assim que ferver, desligue o fogo e espere um minuto para que fique na temperatura correta.
Lembre-se de usar água mineral ou filtrada. A água direto da torneira tem resíduos que alteram o sabor da bebida! - Adicione água suficiente para molhar todo o café e dessa forma fazer o blooming, ou pré infusão.
Não precisa de muita água, só o suficiente para molhar todos os grãos e garantir a extração homogênea. Aguarde 30 segundos - Comece a adicionar o restante da água em pequenos movimentos circulares na parte central do filtro. O Hario V60 é um método de preparo relativamente rápido, por isso não jogamos a água na borda já que isso empurra o grão para baixo, entupindo o filtro, e aumentando o tempo de extração.
- Em um total de mais ou menos três minutos a bebida está pronta para ser apreciada!
Dicas
- Devido ao diâmetro da abertura da Hario V60, é improvável entupir o filtro, permitindo moagens mais finas.
- Lembre de escaldar também a xícara que você irá utilizar!
- Não adicione a água muito rápido, tente manter a altura constante da mistura de água e café.
- Se possível utilize uma balança para maior precisão.
- Se quiser comprar é só ir nesse link.