Como Fazer Iced Coffee em Casa

iced coffee
5 minutos para ler

Morar no Brasil tem suas vantagens. Se você é um coffee lover como eu, você tem acesso a milhares de tipos de cafés produzidos em nossa terra. Porém, o país é conhecido pela suas temperaturas elevadas e tomar aquela xícara de café pelando às vezes não é tão agradável assim.

Felizmente, as cafeterias estão se adaptando e cada vez mais estão surgindo opções para quem quer aproveitar a bebida até nos dias mais quentes. A principal é o Iced Coffee ou café gelado. Essa mistura de café com gelo pode parecer estranha para quem está acostumado com o cafezinho estalando de quente, mas pode ter certeza que, se bem feito, é muito gostoso! Ah, e melhor, e bem fácil de fazer em casa!

iced coffee

Origem do Café Gelado

O Iced Coffee tem explodido em popularidade recentemente, principalmente com o crescimento de cafeterias como o Starbucks. Porém, a origem do café gelado vem lá do século dezenove, começando na Algéria com o Mazagran e depois na Europa.

Mas foi nos Estados Unidos que o café gelado ganhou sua popularidade, e ela não veio por acaso. A instituição governamental ligada ao café foi responsável por uma grande campanha na década de 1920. Porém, bem mais tarde isso explodiu, graçao ao surgimento de redes que começaram a investir pesado na bebida – como o Burger King, Dunkin’ Donuts, Starbucks.

Como fazer Iced Coffee

Um erro muito básico de que quer fazer o Iced Coffee é apenas misturar o café quente recém passado com o gelo. Pode parecer correto, mas o choque térmico oriundo desse processo, amarga muito a bebida.

icedcoffee

Para que isso não aconteça o ideal é deixar o café esfriar um pouco antes de colocar o gelo. Agora, se estiver com pressa, faça uma espécie de banho maria com o café. Coloque sua xícara ou recipiente envolto em água gelada e vá mexendo a bebida até esfriar. Só depois adicione o gelo.

Qual a diferença entre Iced Coffee e Cold Brew?

O Iced Coffee é simples, combinação de café mais gelo junto ao processo correto e voilá! A bebida com gelo está pronta!

Já o Cold Brew é um pouco mais complexo, ele é resultante do processo de infusão a frio. Logo, misturamos o grão de café já moído a água. A mistura deixamos na geladeira por um longo período de tempo, até 24h! Depois disso, coamos a bebida e temos um concentrado de café que misturamos a água, leite ou outro líquido.

Dicas na hora de fazer o Café Gelado

Molhe o Filtro com Água em Temperatura Ambiente

É sempre recomendado molhar o filtro de papel com água quente antes de iniciarmos o preparo do nosso café. Isso serve tanto para tirar aquele gostinho de papel residual que pode passar para a bebida quanto para aquecer o recipiente para onde vai o café.

Contudo, na hora de fazer o Iced Coffee, o que queremos no final é uma bebida gelada. Logo, molhe o filtro com água da torneira mesmo.

Moedores de CaféPowered by Rock Convert

Faça o Café um Pouco Mais Forte que o Normal

Na hora de fazer o café gelado, podemos ter dois problemas.

Primeiro, quando o café esfria ele perde um pouco das suas características em relação à sabor. Isso é normal para qualquer bebida em que , normalmente, se consome quente.

Além disso, como colocamos gelo em nossa bebida, é natural que um pouco do gelo se dilua no café, deixando ele mais “fraco”.

Para resolver isso, é relativamente simples, faça o café um pouco mais forte que você está acostumado. Assim, usando mais pó de café, não sentiremos o impacto da diluição do gelo e nem do esfriamento da bebida. Mas cuidado para não exagerar!

Receitas de Iced Coffee

Iced Coffee Original

Extraia o café da forma que você preferir. Com a bebida pronta, deixe esfriar em temperatura ambiente e depois adicione o gelo.

Iced Coffee com Coco

Ele é igual ao original, mas na hora de adicionar o gelo use pedras de água de coco congeladas. Se preferir pode só jogar a água direto, sem precisar congelar.

Iced Coffee com Leite

Finalize sua bebida com leite e tenha uma xícara muito gostosa de café gelado!

Iced Coffee com Leite Condensado

Ao fazer o Café Gelado, adicione um pouco de leite condensado. Além de ficar uma délicia, fica com um visual bem diferente!

Mazagran

Mistura de Café e limão, muito popular na Europa e perfeita para dias quentes! Você pode conferir a receita aqui!

Iced Americano

Bebida a base de Espresso, água gelada e gelo. Extremamente simples, sem leite, açucar ou qualquer outro ingrediente e mesmo assim costuma ser um dos drinks mais pedidos em cafeterias americanos. Passo a passo aqui!

Iced Latte

Muito parecido com o Iced Coffee finalizado com leite, essa versão tem como base não o café coado e sim o espresso. Se quiser saber como fazer, é só dar uma olhada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário