Receitas

Kalita Wave: Como fazer um café espectacular

Filtro Kalita
Avatar
Escrito por Augusto

Balança, chaleira especial, moedor, receitas específicas etc. Pro novato no mundo dos cafés especiais, pode ser um pouco intimidador sair do café tradicional do dia a dia e se aventurar com novos métodos de preparo. Para quem está começando e não sabe qual método escolher, a Kalita Wave pode ser uma ótima opção.

Kalita Wave

Kalita

Você sabia que hoje o Japão é o terceiro maior importador de café do mundo? Os japoneses amam café e desse amor foi que surgiram duas empresas que deixaram sua marca nesse universo – Kalita e Hario. A Hario, inventora do método V60 já falamos um pouquinho nesse post, agora a Kalita, fundada em 1958 e até hoje uma empresa familiar, ficou famosa graças ao inovador método Kalita Wave.

Kalita Wave

O método é formado pela combinação de coador e filtro, ambos especiais. O coador inicialmente parece com uma V60 tradicional, porém a Kalita Wave tem um fundo achatado com três buracos pequenos que controlam bem o fluxo de café deixando a extração mais equilibrada.

O filtro da Kalita é realmente peculiar. Sendo igual a uma forminha de brigadeiro/cupcake gigante!

Filtro Kalita

Esse filtro ondulado permite um menor contato do papel com o coador, garantindo uma temperatura mais constante durante a extração e também fazendo com que o café seja coado unicamente pela base da Kalita e não pela laterais.

Quando falamos de métodos de extração coados, o processo para fazer o café tende a ser complexo. A V60  e a Chemex, por exemplo, possuem uma única abertura no fundo do coador. Logo, o fluxo é bastante sensível à velocidade e ao movimento de adição da água no pó de café. Por isso a necessidade das famosas chaleiras com bico gooseneck, elas te dão um maior controle durante esse processo. No caso da Kalita, isso não é obrigatório.

Fluxo Kalita

A Wave também funciona graças a percolação característica dos métodos coados – processo de extração do café graças a passagém da água pelo grão moído. Porém, por conta dos três furos finos e do fundo achatado do filtro, a Kalita é quase um híbrido entre a extração por percolação e a por infusão, comum a Prensa Francessa ou Aeropress.

A bebida

Quando falamos de café extraído por filtro de papel, geralmente temos uma bebida mais limpa, com pouco corpo. A Kalita por outro lado, devido ao tempo de imersão da água com o café moido, tem uma xícara encorpada ao mesmo com um incrível equilíbrio de acidez e doçura.

Qual Kalita Wave Comprar

A Kalita Wave mais famosa é aquela de aço inoxidável, porém ela também vem em cerâmica ou vidro. Não existe muita diferença entre elas, então escolha a sua preferida!

Kalita

Após escolher o material é necessário escolher entre as duas opções de tamanho disponíveis. A 155 é feita especialmente para coar uma xícara, já a 185 te da uma maior flexibilidade, sendo, na nossa opinião, a mais recomendada.

Como fazer café na Kalita Wave

A gente não cansa de repetir aqui no blog, mas cada coffee lover tem a sua receita preferida. Utilize a nossa como uma base para descobrir o que agrada o seu paladar!

  1. Coloque o filtro no coador.
  2. Escalde o filtro com água bem quente para aquecer o coador e evitar qualquer gosto de papel na bebida.
  3. Faça uma moagem média do grão. Como temos um tempo de imersão maior com esse método, recomendamos esse tipo de moagem.
  4. Adicione 24 gramas de café no filtro e nivele dando leves batidas no coador.
  5. Ponha a água para ferver, quando entrar em ebulição retire e aguarde um minuto para chegar na temperatura ideal.
  6. Faça a pré infusãoblooming – adicionando cerca de 50ml de água.
  7. Após 30 segundos, adicione mais 90ml de água. Repita esse processo mais duas vezes de 30 em 30 segundos até atingir 320ml de água. (50ml + 90ml + 90ml + 90ml).
  8. Quando acabar de coar está pronta para beber!

Dicas

  • Para manter o formato do filtro, os mantenha juntos e tome cuidado na hora de guardar para não amassar.
  • Também é interessante escaldar a xícara que você irá utilizar!
  • Utilize sempre água filtrada ou mineral para que o café não seja impactado por resíduos da água. Lembre-se, café é 98% água!
banner cafePowered by Rock Convert

Comentar