Latte Art: Como Fazer Passo a Passo

Latte Art
6 minutos para ler

Uma das principais características do café é a sua versatilidade. Podemos fazer a bebida utilizando diferentes métodos, gelada ou quente, puro ou com outros ingredientes e até drinks com álcool. Mas se você vai em uma cafeteria, chama muito a atenção aquela xícara em que a bebida mais parece uma obra de arte que o café nosso do dia a dia. E é aí que entra o querido Latte Art!

Latte Art

Apesar de muito popular, existem muitas dúvidas em como se prepara a bebida com os famosos desenhos. Tem gente que acha, inclusive, que para fazer Latte Art é só misturar café e leite, mas infelizmente não é tão simples assim…

A boa notícia é que estamos aqui para te ajudar e vamos ensinar o passo a passo em como fazer Latte Art e ainda passar algumas dicas e citar os erros mais comuns na hora do preparo!

Existem duas formas principais de se fazer o Latte Art: Free Pour e o Grafismo.

O Free Pour consiste, basicamente, em fazer os desenhos usando apenas o leite vaporizado junto ao espresso, sem auxílio de nenhum item adicional.

Já o Grafismo permite usar palitos ou outros acessórios para ajudar na hora de fazer a arte.

Para simplificar hoje vamos nos concentrar no Free Pour.

Como fazer Latte Art Passo a Passo

O Latte Art é uma combinação de duas coisas: Leite e o espresso. Então, esses são os dois itens que temos que ter atenção na hora de fazer a bebida.

Preparando o Espresso

O Espresso é a base da nossa Arte, por isso temos que ter um carinho na hora de prepará-lo. E não tem segredo, temos que seguir o básico. 

Espresso

Escolher um bom grão de café, na torra correto, moer ele bem fino como já é característica do espresso, pesar a quantidade correta, compactar e, por final, ligar a máquina.

Preparando o Leite Vaporizado

Para que seja possível fazer aqueles desenhos incríveis, precisamos vaporizar o leite da maneira correta. O resultado final que queremos é um leite com a aparência de tinta branca ou de sorvete derretido.

Para isso, precisamos de leite bem gelado, por volta de 1˚C a 4˚C. Deixe ele no freezer ou na geladeira por 30 minutos antes de colocá-lo no pitcher/leiteira.

Compre o Pitcher/Leiteira

Encha o pitcher até a altura do início do bico. Mais que isso e provavelmente irá transbordar na hora de vaporizar, então cuidado!

Moedores de CaféPowered by Rock Convert

Insira o bico do Vaporizador no meio do pitcher e incline um pouco. Ao ligar a máquina, a ideia é que você escute um barulho de sucção. Se isso não acontecer, desça um pouco o bico.

 Na hora de vaporizar, temos três objetivos: Esquentar o leite, adicionar ar ao mesmo e fazer um redemoinho para que isso ocorra de maneira uniforme.

A temperatura ideal do leite é entre 55-62˚C, muito mais do que isso acontece uma série de mudanças químicas no leite que deixa impossível conseguirmos chegar no resultado esperado. 

Leite Vaporizado

Se você tiver um termômetro, excelente, se não, vai na base da tentativa e erro. Uma dica é, ficou quente o pitcher e o leite está com uma cara aveludada, está pronto!

Qual é o melhor Leite para Latte Art?

Um ponto de atenção na hora de fazer o Latte Art é o tipo de leite que você utiliza. O mais tradicional é o integral, mas, na teoria, é possível fazer com os mais variados tipos de leite, até os vegetais! Mas vai exigir muito teste para encontrar a melhor forma de vaporizar e a técnica correta para adicionar cada tipo de leite no espresso.

Base do Desenho

Um dos principais segredos do Latte Art bem feito é o contraste. Precisamos da base com a cor correta para que seja possível fazermos os desenhos.

O primeiro passo é adicionar o leite no espresso. O ideal é começar no centro e ir fazendo movimentos circulares até enchermos cerca de 70% da xícara. Um detalhe, na hora de colocar o leite o pitcher tem que estar a uma distância de cerca de 5cm do espresso.

Fazendo os Desenhos

Com a base pronta, precisamos fazer o desenho. Para isso, precisamos chegar o Pitcher bem perto do café, cerca de meio centímetro! Para que isso seja possível vai ser necessário inclinar a xícara.

Desenhando um Coração

Existem vários desenhos possíveis com Latte Art, mas o mais básico é o coração é só adicionar o leite no meio e quando  o círculo estiver do tamanho que te agrade, finalize fazendo uma reta até a extremidade da xícara.

 Latte Art Coração

Dicas Bônus

Filme você fazendo Latte Art

Durante o processo de fazer a arte pode ser difícil de perceber o que você fez de errado, então filme você fazendo a bebida e compare com vídeos na internet para achar o seu erro!

Acabe com o Desperdício

Você já deve ter percebido que aprender a fazer o Latte Art exige prática, com certeza é um processo que exige tentativa e o erro. O problema é que para conseguirmos isso, vai acontecer muito desperdício de café, leite  e tempo. Então uma dica é, fez uma vez e quer tentar de novo, não precisa vaporizar mais leite e fazer mais espresso. 

É só jogar o resultado da primeira tentativa de volta ao pitcher dá uma mexida para incorporar, jogar um pouco de volta na xícara como se fosse o espresso puro, jogar um pouco de chocolate em pó para fazer a base e voilà pode usar o resto da bebida do pitcher como se fosse o leite vaporizado. 

Esse processo todo dá para repetir cerca de 6 vezes. Bom treino!

Dá pra fazer Latte Art em casa?

Nem todo mundo tem acesso a uma máquina de espresso com vaporizador, mas uma opção relativamente mais acessível seria uma máquina Nespresso com vaporizador embutido. Eu nunca tentei fazer desse jeito, mas se você tem em casa, vale o teste!

Você também pode gostar

Deixe um comentário