Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/wp-content/themes/voice/include/options/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Moedor de Café: Elétrico ou Manual? - Qual Comprar em 2020
Dicas

Moedor de Café: Elétrico ou Manual? – Qual Comprar!

Moedor de Café
Avatar
Escrito por Augusto

Se você está lendo esse artigo, provavelmente você ama café! E, como um bom coffeelover, você sempre está procurando formas de deixar a sua xícara de café cada vez mais gostosa. Um bom jeito de fazer isso é comprando um bom Moedor de Café!

Moedor de Café

Moer o grão na hora é uma verdadeira revolução para quem faz café em casa. A triste verdade é que, se você faz a sua bebida diária com café já moído, dificilmente conseguirá extrair todo o potencial do grão. Seu café será sempre medíocre.

Isso acontece por que os compostos do grão ligados ao sabor são bastante voláteis. E, quando moído, o grão de café começa a oxidar de maneira bem mais rápida.

Mas não se preocupe! Estamos aqui para resolver esse problema. Montamos um guia com as melhores opções para quem quer ter um moedor de café em casa.

Para isso vamos falar sobre todos os tipos que existem no mercado. Desde os moedores de café com lâminas de metal, os de cerâmica, o clássico moedor de café manual etc.

Moedor de Café Manual

Moedor de Café Antigo

Esse tipo de moedor de café é o mais tradicional. Geralmente, seguindo os mesmos princípios dos moinhos de café antigos: lâmina/mós de cerâmica junto a sistema com manivela que facilita a trituração.

De maneira geral, a principal vantagem desse método é que por utilizar um sistema que tritura o grão, temos uma moagem mais homogênea.

Diferente dos moedores elétricos de entrada com lâminas de metal que acabam quebrando o grão em pedaços de tamanho variado.

Além disso, como as “lâminas” desse moedor de café são de cerâmica, elas não esquentam tanto quanto comparadas as de metal. Garantindo uma extração mais equilibrada.

Hario Skerton

Hario Skerton

A Hario é bem conhecida graças ao método V60. Mas os seus acessórios não ficam atrás no quesito qualidade.

O Hario Skerton, é o moinho de café manual mais conhecido deles. Ele é uma ótima opção para quem faz café em casa e gostaria de ter uma precisão maior no preparo. Inclusive, esse foi o primeiro moedor que eu tive!

O único defeito dele, é que em granulometrias mais grossas, para uso na Prensa Francesa por exemplo, essa homogeneidade começa a se perder.

Hario Slim

Hario Slim

Esse moedor é praticamente um irmão do Skerton. A principal diferença está na capacidade. Por ser maior, o Skerton consegue moer até 70 gramas de café de uma vez. Já o Slim, para em 30 gramas. Se você faz café só para você, talvez isso não seja um problema.

Uma vantagem do Slim, é quem em moagens mais grossas ele tende a ser um pouco melhor que o Skertom. Se você gosta muito da Prensa Francesa, pode ser uma boa opção.

Moedor de Café Elétrico

Os moedores de Café Elétricos são bem versáteis. Existem aqueles de entrada e até os mais caros.

Eles inicialmente podem ser divididos em duas categorias com base no material de suas lâminas/mós.

Metal

Os Moinhos que possuem lámina de metal, geralmente, são os mais baratos.

Existem opções que chegam a custar menos de 100 reais. Porém, a desvantagem é que suas lâminas não permitem uma moagem coesa em relação a tamanho. Além disso, por ser de metal, durante uso ele esquenta. O que impacta na extração da bebida.

De qualquer forma, é uma boa opção para quem está com um orçamento apertado e quer beber um café fresco.

Moedor de Café Cadence Di Grano

Moedor de Café Cadence Di Grano

Esse moinho é relativamente simples, serve bem para cafés coados.

O preço do Cadence Di Grano geralmente está entre 85 – 110 reais.

Moedor de Café Elétrico Philco Perfect Coffee

Moedor de Café Philco

Esse moinho da Philco é bem similar ao da Cadence. Inclusive está na mesma faixa de preço e tem a mesma capacidade, 45 gramas.

Moedor de Café Elétrico Bialetti Eletricity Vermelho

Moedor de Café Bialetti

Se você quer um moedor um pouquinho mais robusto que o da Philco ou Cadence, mas ainda não quer gastar muito. O Moedor da Bialleti é uma boa opção.

Eu já dei esse de presente mais de uma vez!

A marca italiana é especialista em cafés, e o seu moinho se encontra por 180 a 200 reais.

Moedor de Café Elétrico Hamilton Beach

Moedor de Café Hamilton Beach

O grande diferencial desse moedor é que, por um valor parecido ao do moinho da Bialetti, você consegue regular o quão fino ou grosso você que moer o seu café.

A homogeneidade não se compara aos de cerâmica, mas, de fato, é bem prático.

Cerâmica

Já falamos aqui que o moedor de café com lâminas de cerâmica – também conhecidos como Burr – tende a ter um resultado final bem melhor. Um grão moído homogêneo em tamanho é um dos pontos mais importantes para termos um bom café em casa.

Alinhando o material com moedores modernos, temos excelentes produtos para se ter em casa.

Moedor de Café Elétrico Baratza Encore

Baratza Encore

A marca Baratza é muito conhecido por fazer moedores de qualidade com um preço justo. O Baratza Encore, é um dos moinhos de café mais populares no exterior. Com 40 opções para você regular a granulometria, ele é sem dúvida um moedor excepcional!

Esse é o moedor que eu tenho em casa e uso todo dia. Recomendo muito!

O único problema é que tende a ser difícil achar para comprar aqui no Brasil. Então, se você não pretende ir para o exterior tão cedo, pode ser um problema. Já que em terra tupiniquins, é difícil achar por menos de mil e quinhentos reais.

Preço no Brasil: Cerca de 1500 reais

Preço no EUA: Cerca de 150 Dólares

Moedor de Café Tramontina Breville Express

Moedor de Café Tramontina Breville

A Breville é uma marca Australiana de produtos para Casa. Aqui no Brasil, eles tem como parceiros de distribuição a Tramontina.

O moedor deles é bem moderno. Tendo um monitor digital bem útil, entrega um resultado bem similar ao Encore. Com a vantagem de ser facilmente encontrado aqui no Brasil e ter suporte da assistência técnica da Tramontina.

A desvantagem é que o preço também é um pouco elevado. Na casa dos 1500 reais.

Sabemos que comprar um moedor pode ser uma tarefa complexa. Porém, tomar aquele cafezinho com o grão moído na hora tem o seu valor. Espero que esse guia tenha ajudado você a escolher o seu novo moedor de café!

Comentar